Segunda-feira, 29 de Novembro de 2021
Joana Moreira da Silva
Médica Veterinária. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

Os animais e o verão

O Verão é calor, férias, praia, passeios, festas..

-PUB-

E porque queremos que desfrute ao máximo desta estação lembramos alguns cuidados que deve ter com o seu patudo. 

Vamos começar pelas temperaturas elevadas. Os animais não suam como nós e não conseguem dissipar o calor de uma forma tão eficaz. Deixá-lo dentro do carro mesmo que tenha os vidros abertos pode levá-lo à morte por golpe de calor. Se a casota dele estiver no exterior, garanta que no mesmo espaço haja uma sombra para ele se proteger. A água é fundamental, reforce o número de taças em casa e mantenha-a sempre fresca. 

Evite passeios nas horas de maior calor.

Não se esqueça que para além de obrigatória a trela é fundamental pois pode evitar acidentes e conflitos com outros animais. 

Se viajar tenha o cuidado de fazer paragens, não só para o animal fazer as suas necessidades como para o hidratar. Se os enjoos ou a agitação forem frequentes, fale com o seu médico veterinário, ele será o profissional indicado para vos proporcionar uma viagem tranquila. Se um hotel ou a praia fizerem parte dos seus planos de férias, certifique-se se é permitida a presença de animais. 

Nunca force o animal a entrar na água. Embora se julgue que todos os cães sabem nadar, há determinadas raças que têm mais dificuldades dadas as suas caraterísticas físicas. Depois de ir a banhos, mesmo que sejam de piscina, um banho de banheira é fundamental para eliminar o cloro ou o sal da pele. 

Vai haver festas na cidade? Os foguetes são um pesadelo para muitos cães mas existe solução para ele desfrutar tanto da festa quanto o dono!

As desparasitações nesta altura do ano são obrigatórias, não se esqueça que ao proteger o seu animal está a proteger a sua família. Aconselhamos também as tosquias nos animais de pêlo longo, pois para além de os ajudar a perder calor, também facilita a visualização de praganas e parasitas. 

Outro ponto é o abandono. Abandonar um animal é crime. Hoje em dia existem soluções onde deixar ficar o seu animal. Ele será o cão mais feliz do mundo quando vir que o dono voltou! Já agora, tenham umas boas férias.

Sabia que os gatos de pelo branco têm tendência para desenvolver tumores de pele? Ocorrem com maior frequência nas orelhas e no nariz e o calor favorece o seu desenvolvimento.
 

Mais Lidas | opinião

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.