É um dos traços de caracterização social. A produção de vinho, com ênfase no vinho do Porto. Da castanha, que só o concelho de Valpaços produz quase 20% de toda a exportação no país, a indústria dos hortofrutícolas, de onde se destacam grandes volumes de produção de maçã, pêssego e pera, são alguns exemplos das bases de apoio do setor na região, e a demonstração de que esta é grande, abrangente e influente. O peso da produção de azeite, assim como da própria pecuária. O setor depara-se com imensos desafios, uma vez que há uma sólida resistência à modernização, muito por culpa da aversão ao trabalho cooperativo, que poderia ser a solução de muitos dos problemas que os produtores enfrentam, sozinhos, e mais fácil resolveriam se estivessem acompanhados.
São estes alguns dos fatores que promovem, junto dos proprietários e patrões do setor, a resistência à criação de emprego sólido, digno, com direitos, que só por si, pela direta injeção de riqueza na economia local, por via dos salários, teria capacidade de iniciar uma transformação social da região, para melhor. Os trabalhadores agrícolas na região, muitas das vezes expostos a condições climáticas extremas, são confrontados com baixíssimos salários e têm ainda de lidar com os contratos de muito curta duração.
O SINTAB é o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias da Alimentação, Bebidas e Tabacos, inserido na estrutura da CGTP-IN, que nos últimos anos tem assumido um papel preponderante na defesa dos direitos dos trabalhadores deste setor, envolvendo-os na condução da luta de classes, com um vínculo revolucionário bem vincado, tem dado frutos por assentar na colocação de pés ao caminho para estar junto dos trabalhadores, ouvindo-os, dialogando e construindo, sempre com os Trabalhadores a solução.
O SINTAB propõe, a cada Trabalhador, apertar-lhe a mão em compromisso, ouvi-lo, analisar os seus problemas, compará-los com os de outras, empresas, abraçar os casos de sucesso e replicar ações com vista à generalização do progresso social do setor. É importante não esquecer que o trabalho agrícola envolve inúmeros riscos para a segurança e saúde dos Trabalhadores. Trabalhos repetitivos, cargas pesadas, manuseamento de produtos tóxicos e exposição às intempéries são realidades de todos os dias, na vida do Trabalhador agrícola, e exigem a organização para as combater. O SINTAB tem trabalhado nesse âmbito.
Ser sindicalizado é olhar para si e priorizar o seu bem-estar, assim como o bem-estar da sua família. Ser sindicalizado é assumir que só se está sozinho quando se quer. Ser sindicalizado é ter a certeza de que se está do lado certo e de que é possível uma vida melhor!