E porque os nossos animais de estimação são curiosos vamos relembrar algumas situações que os põem em perigo. O aumento das temperaturas aumenta também a incidência de parasitas externos, nomeadamente pulgas e carraças.
Estes parasitas podem ser portadores de doenças graves para eles e para nós, as chamadas zoonoses. Também é na Primavera que o flébotomo, responsável pela transmissão da leishmaniose, inicia a sua atividade. Tenha especial atenção na escolha do desparasitante, opte por um com função repelente para este vetor.
A picada de abelhas, vespas e outros insetos também são causas de urgências nesta altura, pois para além de provocarem inchaço na região afetada também pode comprometer as vias respiratórias.
A processionária, também conhecida pela lagarta do pinheiro, é altamente tóxica para cães e gatos. O contato com esta lagarta provoca salivação excessiva, vómitos, comichão e asfixia em situações muito graves. Os pesticidas usados nas culturas também representam um perigo para eles pois dada a sua curiosidade, eles gostam de mordiscar as folhas e as ervas, podendo ocorrer uma intoxicação.
Nas caminhadas, o encontro com animais desconhecidos pode resultar numa feliz brincadeira, mas pode também acabar com umas mordidas.
E por último vou falar sobre o perigo da exposição solar para os felinos de pelagem branca e mucosas claras. Os animais com esta especificidade têm um risco acrescido de desenvolver carcinoma das células escamosas, um tipo de tumor que se desenvolve nas orelhas e no plano nasal.
O uso de protetor solar pode reduzir a sua ocorrência. Se o seu animal apresentar os sintomas acima referidos procure de imediato assistência veterinária.
Curiosidade
Sabia que… a processionária pode provocar necrose da língua do animal, correndo o risco de perder parte desta.