De acordo com o diretor de produção, João Santana, “Montalegre recebe sempre muito bem os projetos audiovisuais. Pessoalmente, já é o terceiro que faço em Montalegre e temos sempre um apoio imenso, quer do município, quer das gentes daqui. Fora as condições meteorológicas que complicam sempre, um bocadinho, o nosso trabalho, está a correr lindamente. Temos paisagens inacreditáveis”.
Segundo o próprio, “do primeiro ao último episódio, a série vai retratar imenso o concelho, desde Pitões da Júnias, ao Alto Rabagão, Larouco, Paradela, centro da vila. Estamos a potencializar ao máximo a paisagem e o ambiente de Montalegre. Estamos super contentes com as filmagens”, frisou.
Segue-se “um processo que as pessoas desconhecem muito, que é a pós-produção e que demora quase tanto como a rodagem. A estreia está prevista para o último trimestre deste ano, quer na RTP, quer na Televisão da Galiza, mas não há nenhuma data confirmada. Em breve, toda a gente saberá quando será a estreia”. Em Portugal, “será, certamente, em horário nobre”, avançou.
A figuração “é toda local. Esta é a nossa quarta e última semana aqui. Contamos com 188 figurantes de Montalegre. A equipa técnica conta com cerca de 60 pessoas, fora elenco. É um projeto que envolve muita gente”, destacou João Santana.