A Assembleia da República é composta por 230 deputados e domingo é dia de eleger quem ocupará esses lugares. Mais de 10,8 milhões de eleitores, residentes em território nacional e no estrangeiro, são chamados a escolher o partido que, na sua opinião, deve formar o próximo Governo.
No caso do círculo eleitoral de Vila Real são cinco os deputados eleitos, sendo que nas legislativas de 2022 o Partido Socialista elegeu três e o PSD dois, de um total de 15 candidaturas. Este ano são 13.
Nesta edição, à semelhança do que aconteceu com os candidatos de Bragança, a VTM dá a conhecer as propostas dos vários partidos que se apresentam a eleições pelo círculo de Vila Real. Das 13 candidaturas obtivemos resposta de 10, sendo que os partidos ADN e Volt foram os únicos sem assento parlamentar a fazê-lo.
Às listas cujo partido tem assento parlamentar (8) foram colocadas cinco perguntas, enquanto que aos que não têm representação no Parlamento (5) foram endereçadas três questões. As respostas podem ser conhecidas nas páginas que se seguem e abordam temas como a saúde, a ferrovia, os impostos das barragens e a desertificação.
Entre as várias respostas, é unânime, no que diz respeito ao setor da saúde, a necessidade de atrair mais médicos para a região, através de incentivos à sua fixação, e valorizar os cuidados de saúde de proximidade. Também a agricultura é a prioridade da maioria das candidaturas, tendo em conta a importância do setor para a economia das famílias da região.
Olhando para a desertificação, os vários partidos defendem políticas que permitam fixar jovens combatendo, ao mesmo tempo, o envelhecimento da população. Para isso destacam a necessidade de criar mais emprego.
De referir que nas eleições legislativas votaram 5 563.497 milhões de eleitores, ou seja, 51,4% dos inscritos (10 820.337). No distrito de Vila Real votaram 105.319 eleitores, dos 213.093 inscritos. Foram atribuídos cinco mandatos, três para o PS e dois para o PSD.
Os candidatos do Partido Socialista, Aliança Democrática, Livre, Chega, Bloco de Esquerda e Iniciativa Liberal terão, ainda, oportunidade de defender as suas ideias na próxima sexta-feira, dia 8 de março, num debate organizado pelo jornal A Voz de Trás-os-Montes, que será transmitido no Facebook e no Youtube. Quanto ao CDU e ao PAN não vão participar por incompatibilidade de agenda.
Pode ver as entrevistas aqui:
MILA ABREU, cabeça de Lista do LIVRE
FÁTIMA PINTO, cabeça de lista do PS
VASCO VALENTE, cabeça de lista da BE
AMÍLCAR ALMEIDA, cabeça de lista da AD
JOSÉ VENTURA, cabeça de lista da IL
RUI OLIVEIRA, cabeça de lista do PAN
JOSÉ LUÍS FERREIRA, cabeça de lista da CDU
MANUELA TENDER, cabeça de lista do CHEGA
PATRÍCIA RAMOS, cabeça de lista da ADN
JOÃO CARMONA, cabeça de lista do VOLT