Sábado, 18 de Maio de 2024
No menu items!

Especial Ensino: “Uma marca forte no território”

Foi a primeira escola profissional, privada, a surgir em Vila Real e a dinamizar o tecido empresarial local e, por isso, é hoje um estabelecimento de ensino de referência na região.

-PUB-

Além de ser uma entidade formadora do Centro Qualifica, a Escola Profissional da Nervir (EPN) acolhe alunos desde o 9.º ano de escolaridade até à conclusão do ensino secundário, através da via profissionalizante. Para o próximo ano letivo, a oferta formativa foi programada consoante as necessidades das empresas do território, pois “após uma pesquisa efetuada pela direção, através dos seus associados, foi possível analisar as necessidades dos empresários da região. Além de ser uma forma de dar resposta às atuais ofertas do mercado de trabalho, é também uma potencialidade ao nível da integração na formação em contexto de trabalho”, explica Eugénia Almeida, diretora pedagógica.

No próximo ano letivo, Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, Gestão e Programação e Sistemas Informáticos e Apoio à Gestão são as principais áreas de formação, onde os alunos podem usufruir de benefícios como a isenção de propinas, subsídio de transporte, de alimentação e alojamento, uma bolsa de material escolar e a possibilidade de realizar estágio, através de protocolos estabelecidos com diferentes empresas da região.

Eugénia Almeida conta que tem sido “uma experiência sedutora e gratificante”, realçando o feedback dos ex-alunos como um dos bons indicadores para a aposta na EPN. Refere, ainda, a possibilidade do prosseguimento de estudos para o ensino superior, nomeadamente para a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e para o Instituto Politécnico de Bragança, bem como realização de diferentes estágios, nas empresas da região, aspetos que têm aberto muitas possibilidades de emprego, inclusive na criação das suas próprias empresas, o que enriquece o tecido empresarial local.

“Há muitos alunos que passaram pela Nervir e que hoje têm, no nosso território, empresas bem-sucedidas o que nos deixa uma boa perspetiva de futuro”, conclui.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS