Terça-feira, 19 de Outubro de 2021
Armando Moreira
MIRADOURO Ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Real. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

Vacinação – Boa surpresa

Com agradável surpresa, pudemos testemunhar, como é que este processo de vacinação decorre em Vila Real.

-PUB-

Os órgãos de comunicação social vêm dando muita atenção à vacinação contra este vírus, que se propagou pelo mundo inteiro. Atenção merecida, já que só a vacina pode vencer esta maldita pandemia e as peripécias a ela associadas não acabam: os laboratórios farmacêuticos demoram a produzir as vacinas, problemas com a sua distribuição, incumprimento dos laboratórios que a comercializam e tantos outros.

O grande problema é a sua escassez, dado que as indústrias produtoras não conseguem a celeridade necessária para produzir as vacinas. Já quanto à aplicação, seguindo os critérios anunciados e, eventualmente, nem sempre cumpridos, na prática este processo está a decorrer muito bem.

Com agradável surpresa, pudemos testemunhar, como é que este processo de vacinação decorre em Vila Real.

De harmonia com as instruções recebidas, apresentámo-nos à hora marcada, no local indicado, Regia Douro Park, num edifício moderno e com todas as condições para a função.
Espaços amplos, para acolher as mais de duas centenas de maiores de oitenta anos que haviam sido convocados. A receção com dimensão para acolher, com o distanciamento social aconselhável, mais de meia centena de pessoas, de imediato identificadas e conduzidas para as diversas salas de vacinação, onde eram aguardadas pelos profissionais de enfermagem encarregues de administrar a vacina.

Cada um destes compartimentos tinha capacidade para receber, em simultâneo, mais de uma dezena de pessoas, que eram encaminhadas para as cabinas, onde seriam inoculados, menos de um minuto depois de se terem sentado. Terminado o ato, era-lhes entregue um aviso escrito, indicando o tempo que deveriam estar no recobro, na tenda exterior anexa. Menos de meia hora, se nada de anormal viessem a sentir.

Em menos de uma hora, comprovadamente, mais de duas centenas de pessoas foram atendidas com segurança e profissionalismo.

Está de parabéns o ACES – Agrupamento do Centro de Saúde, da Região Douro Norte, por demonstrar, na prática, como é possível ser tão profissional, num processo que aparentemente se apresentava, para quem o iria experimentar, como de grande complexidade e até alguma inquietação.

Os comentários que fomos ouvindo, de todos os que tiveram o privilégio de ser inoculados, eram de grande regozijo e até surpresa. Todos percebemos que, em Vila Real, o problema é o da chegada, a conta gotas, do respetivo fármaco, porque pessoal e instalações não poderiam ser melhores.

Parabéns a todos os profissionais e a todos os responsáveis que descobriram o Regia-Douro Park para esta ação.

Pessoalmente, muito obrigado.

Mais Lidas | opinião

O povo é quem mais ordena

Ferrovia Boas Notícias

Beneficiou da Moratória?

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.