Domingo, 6 de Outubro de 2024
No menu items!
Mário Lisboa
Mário Lisboa
Tenente-Coronel da Força Aérea. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

Figuras pouco lembradas de Vila Real

Para quando as homenagens aos vila-realenses padre António Maria Cardoso, major General Jaime Neves e general Aníbal Vaz?

Toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro teve, ao longo de quase seis décadas, um porta voz de nome António Maria Cardoso, que foi diretor e principal responsável do jornal A Voz de Trás-os-Montes .

O dr. Cardoso, como padre, exerceu vários cargos de docência no Seminário de Vila Real e ainda como capelão militar no Regimento de Infantaria 13, com várias comissões na guerra do Ultramar.

Nesta função conseguiu um amigo em cada militar que com ele privou, sendo um conselheiro atento e atempado aos problemas que naturalmente via e sentia em todos os seus camaradas.

Mais: mostrou um espírito sempre atento em ajudar quem quer que fosse, pleno de independência e coragem, nas mais de mil intervenções n’A Voz de Trás os Montes , por vezes de forma acutilante, incisiva e denunciadora, mas sem nunca ter enveredado por faltas de educação ou acusações infundadas, sinal do seu elevado sentido de isenção, que foi o lema de toda a sua vida.

Julgamos, por isso, já ser tempo de uma justa homenagem ao dr. Cardoso, que procurou estar sempre junto dos que precisavam de ser ajudados. Toda a província de Trás-os-Montes e Alto Douro deveria, assim, associar-se à referida homenagem.

No nosso caso pessoal só temos pena de ele não estar fisicamente presente, “mas a alma não morre”. Muito obrigado dr. António Maria Cardoso, Deus nosso Senhor está consigo.

Assim, grande humanidade estará sempre presente em nós, como mensagem a ser seguida.

Bem haja e até à eternidade.

Em próximos oportunidades irei recordar o Major General Jaime Neves e General Aníbal Vaz.

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS