Sábado, 25 de Janeiro de 2025
No menu items!
Manuel R. Cordeiro
Manuel R. Cordeiro
Professor Catedrático aposentado da UTAD

Percurso Profissional (4)

Ser Gestor do ITIDAI foi muito importante para mim, pois permitiu-me concorrer a programas de carácter internacional, no âmbito das energias Renováveis e da gestão de energia.

A partir de 1990, Portugal foi um dos muitos países que apostou nas energias renováveis e na gestão da energia. Em consequência, as oportunidades de desenvolver projetos que tivessem em conta estes dois objetivos, tinham grandes hipóteses de ser financiadas. Foi assim que surgiu a oportunidade de candidatar projetos neste âmbito.

Havia vários programas, tanto a nível nacional como a nível europeu, que apoiavam projetos no âmbito do desenvolvimento. Foi assim que participei em representação da UTAD e do ITIDAI no estudo sobre o potencial de energia eólica das serras do Marão e do Alvão, onde fomos parceiros do INETI – Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial das Câmaras Municipais da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Vila Real, todas da região onde este estudo se desenvolveu e que terminou em Fevereiro de 1999.

Também estive presente no Estudo da caracterização do potencial eólico na região norte de Portugal para fins energéticos que se estendeu por toda a região de Trás-os-Montes, incluindo Moncorvo, Alfândega da Fé e Mogadouro. Neste, fomos parceiros também da Universidade do Minho, do IPB-Instituto Politécnico de Bragança, do IPVC-Instituto Politécnico de Viana do Castelo e da ENERNOVA-Novas Energias, do Grupo EDP. Foi no âmbito deste projeto que foi lido o potencial eólico da Serra da Castanheira, no concelho de Mogadouro, onde hoje está em atividade um parque eólico de 4 MW de potência instalada, em dois aerogeradores. A esta instalação estou intimamente ligado já que o contrato de exploração do parque foi feito sob a minha orientação. Um dia estava no meu gabinete da UTAD, entrou-me pela porta dentro o Dr. Morais Machado, presidente da Câmara de Mogadouro, acompanhado do então vereador António Pimentel. O objetivo era solicitar-me apoio técnico para a definição dos termos do contrato a fazer com a empresa interessada.

Como mogadourense responsável, fiz um dossier sobre o caso em estudo que entreguei ao Dr. Machado, onde estava tudo explicado, do ponto de vista técnico, para se obter um bom contrato.

Estes dois projetos deram origem a vários parques eólicos.

Houve outro projeto de que muito me orgulho e no qual participei, que foi a elaboração do PERN – Plano Energético da Região Norte – Alto Trás-os-Montes e Douro, onde fui parceiro do CEEETA-Centro de Estudos de Economia de Energia, Transporte e Ambiente, que foi coordenador e principal responsável.

Uma parte do projeto consistiu em fazer o levantamento do consumo de energia elétrica nos vários municípios da região. Para isso, solicitei a colaboração dos meus alunos do 4º e 5º anos de Engenharia Eletrotécnica, área da energia, que foram distribuídos pelos concelhos envolvidos, dois por concelho.

Foi muito gratificante para todos nós, responsáveis, o envolvimento dos nossos alunos.

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

Percurso Profissional (8)

Percurso Profissional (7)

Percurso Profissional (6)

Percurso Profissional (5)

Percurso Profissional (3)

Percurso Profissional (2)

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS