Terça-feira, 19 de Outubro de 2021
Mário Lisboa
Tenente-Coronel da Força Aérea. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

Homenagem ao Major Capelão Gomes de Almeida

A 21 de setembro deste ano fará 14 anos que faleceu o Major Capelão Gomes de Almeida. Para homenagear o militar e sacerdote, a Força Aérea resolveu, num local público da sua terra natal, Mirandela, colocar um avião Cessna T-37, de dois reatores, de dois lugares lado a lado, junto ao pavilhão do INATEL, que durante anos fizeram parte da Esquadra de Instrução Básica de Pilotagem da Base Aérea nº 1, Sintra, e que estiveram na génese daquilo que foram e continua a ser a conhecida esquadrilha “Asas de Portugal”.

-PUB-

Aqui de longe, Base Aérea de Sintra, recordamos com saudade a figura do Major Capelão Eduardo Almeida pela sua maneira de estar na vida, ajudando tudo e todos, principalmente os mais carenciados.

Do seu longo percurso militar, regista as seguintes condecorações: Medalha Portuguesa Militar; Medalha de Ouro de Serviços Distintos; Medalha de Mérito Militar de 2ª Classe; Medalha de Prata de Comportamento Exemplar; Medalha Portuguesa Militar ou Civil; Medalha de mérito Aeronáutico de 2ª classe.

Nasceu em Mirandela, em 20 de março de 1929 e faleceu em 21 de setembro de 1998.

Dele escreveu “O Mensageiro de Bragança”, de 02/10/1998: “Concluído o Curso de Teologia no Seminário de Bragança, D. Abílio Vaz das Neves conferiu-lhe a Prima

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

Mais Lidas | opinião

O povo é quem mais ordena

Ferrovia Boas Notícias

Beneficiou da Moratória?

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.