Domingo, 26 de Maio de 2024
No menu items!
UCC Mateus
UCC Mateus
Profissionais da UCC Mateus escrevem regularmente neste espaço.

Ano novo, vida nova!

No final de todos os anos, já começamos a idealizar o ano seguinte e a fazer planos daquilo que pretendemos que aconteça.

-PUB-

É comum definirmos metas para o ano novo, na esperança que se concretizem. Esta é uma boa altura para adotar hábitos alimentares e praticar exercício físico, de forma a garantir estilos de vida saudáveis. Deve encarar a adoção de práticas alimentares saudáveis como uma forma de experimentar novos alimentos e inovar modos de confeção. Isto não significa que não possa comer aqueles alimentos “menos saudáveis”, contudo, o consumo destes alimentos deve ser uma exceção.

Para adotar um estilo alimentar saudável deve, tomar sempre o pequeno-almoço, evitar estar mais de três horas e meia sem comer, diminuir o consumo de sal, evitar ingerir açúcar e produtos açucarados, aumentar o consumo de hortaliças, aumentar o consumo de fruta, consumir de preferência peixe e carnes magras, beber cerca de 1,5l de água ao longo do dia, bebidas alcoólicas com moderação, reduzir o consumo total de gordura (especialmente, gordura saturada) e privilegie sempre o consumo do azeite.

Poderá complementar com a prática de exercício físico. Pode iniciar com uma caminhada, frequentar o ginásio, praticar algum desporto que goste e, assim, ver o que se adequa mais a si e aos seus gostos, para que, a prática de exercício se torne um passatempo do seu agrado e não uma obrigação diária.

Cerca de 80% da população não pratica atividade física suficiente para cumprir as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), sabe-se, também que, os hábitos alimentares inadequados e a inatividade física são dois dos principais fatores de risco para o aparecimento de doenças como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

Neste sentido e, como forma de combater esta problemática, é fundamental que adotemos um estilo de vida mais saudável, dando mais atenção aos hábitos alimentares e praticando exercício físico.

Inicie o ano de forma mais saudável!

OUTROS ARTIGOS

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.