Efetivamente, este é um período demasiado curto comparado à quantidade ingerida destas substâncias, somando-se, para além disso, um nível mais elevado de sedentarismo, o que não permite o desgaste destas gorduras e açúcares retidos no organismo.
Os excessos cometidos nas épocas festivas deixam marcas no organismo, sendo inúmeras as complicações que advêm deste excesso, nomeadamente, problemas metabólicos, cardiovasculares, obesidade e problemas dentários. Não só a população com patologias como a diabetes, colesterol, hipertensão, mas também a população saudável deve estar alertada para estas possíveis complicações associadas ao consumo abusivo, durante esta época.
A sincronia entre a atividade física e alimentação é crucial. Por um lado, pode optar por caminhadas. Uma caminhada depois de uma refeição rica em gordura ajuda a diminuir a concentração de triglicerídeos pós-refeição. Por outro lado, na confeção das refeições e doces desta época, recomenda-se a substituição do açúcar por especiarias como a canela, bem como do sal por ervas aromáticas.
Após as festividades, o organismo necessita de uma desintoxicação alimentar, sendo que existem, para isso, alimentos que poderão fazer parte da nossa dieta e que têm propriedades desintoxicantes, como a beterraba, o gengibre, o limão, o abacate, a couve e o aipo, sendo estes alimentos fáceis de consumir e com bastantes benefícios para a saúde.