Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022
UCC Mateus
Profissionais da UC Mateus escrevem regularmente neste espaço.

Excessos alimentares: Natal e passagem de ano

É nas épocas festivas de Natal e Passagem de Ano que a população tende a cometer mais erros alimentares, nomeadamente no aumento excessivo do consumo de açúcar e gorduras.

-PUB-

Efetivamente, este é um período demasiado curto comparado à quantidade ingerida destas substâncias, somando-se, para além disso, um nível mais elevado de sedentarismo, o que não permite o desgaste destas gorduras e açúcares retidos no organismo.

Os excessos cometidos nas épocas festivas deixam marcas no organismo, sendo inúmeras as complicações que advêm deste excesso, nomeadamente, problemas metabólicos, cardiovasculares, obesidade e problemas dentários. Não só a população com patologias como a diabetes, colesterol, hipertensão, mas também a população saudável deve estar alertada para estas possíveis complicações associadas ao consumo abusivo, durante esta época.

A sincronia entre a atividade física e alimentação é crucial. Por um lado, pode optar por caminhadas. Uma caminhada depois de uma refeição rica em gordura ajuda a diminuir a concentração de triglicerídeos pós-refeição. Por outro lado, na confeção das refeições e doces desta época, recomenda-se a substituição do açúcar por especiarias como a canela, bem como do sal por ervas aromáticas.

Após as festividades, o organismo necessita de uma desintoxicação alimentar, sendo que existem, para isso, alimentos que poderão fazer parte da nossa dieta e que têm propriedades desintoxicantes, como a beterraba, o gengibre, o limão, o abacate, a couve e o aipo, sendo estes alimentos fáceis de consumir e com bastantes benefícios para a saúde.

Mais Lidas

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.