Sábado, 18 de Maio de 2024
No menu items!
Liliana Natário
Liliana Natário
Nutricionista no Hospital da Luz Vila Real

Jejum intermitente na perda de peso

É muito possível que já lhe tenham falado que fazer jejum intermitente auxilia na perda de peso. É verdade! O motivo mais comum para as pessoas tentarem o jejum intermitente é a perda de peso. Mas será que esta prática é realmente benéfica?

-PUB-

O jejum intermitente é uma estratégia nutricional que implica uma restrição alimentar periódica, onde se alternam períodos de jejum e de alimentação em janelas de abstinência ou de ingestão alimentar de maior ou menor duração. Isto pode significar um período de tempo definido sem qualquer ingestão alimentar ou uma restrição alimentar mais severa.

Existem vários tipos de jejum, desde jejum de 24h (2 dias consecutivos por semana), jejum diário onde se alterna horas de jejum com períodos de ingestão alimentar (16h de jejum com 8h de janela alimentar, por exemplo) e jejum em dias alternados (dias de jejum alternados com dias de ingestão regular, 5 dias de ingestão regular com 2 dias de jejum com restrição calórica severa, por exemplo).

Estudos recentes apoiam que o jejum intermitente promove vários benefícios ao nível de saúde, desde:

– Alterações na composição corporal (perda de peso e redução da gordura corporal);
– Aumento da sensibilidade à insulina e consequente melhoria no controlo da glicemia;
– Melhoria do perfil lipídico, nomeadamente diminuição do colesterol e triglicéridos;
– Redução do stress oxidativo e diminuição do perfil inflamatório;
– Impacto positivo no envelhecimento.

Portanto, existem inúmeras alegações referentes aos benefícios da prática do jejum intermitente, e é considerada uma estratégia válida para a redução de peso corporal. Contudo é fundamental que seja adaptado às particularidades de cada indivíduo e associado a um conjunto de outros fatores que promovam o emagrecimento eficaz.

O jejum intermitente não é, de forma alguma, a solução perfeita para todos e está contraindicado em crianças e adolescentes, idosos, atletas de alta performance, diabéticos, grávidas, doenças do comportamento alimentar, entre outras.

Importa salientar que a redução de peso e de massa gorda só ocorre havendo restrição calórica e balanço energético negativo. Independentemente do tipo de jejum aplicado o mais importante será sempre aquilo que vai comer nos períodos em que pode alimentar-se. Por isso, de forma a obtermos os benefícios de um jejum é fundamental que se aconselhe com um nutricionista, pois será o profissional mais indicado para o ajudar e personalizar o seu plano alimentar, como em qualquer plano, a aplicação prática desta intervenção alimentar deve ser cuidadosamente avaliada, respeitando-se a individualidade bioquímica bem como as respostas fisiológicas de cada um.

OUTROS ARTIGOS

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.